top of page

nós.

conheça mais sobre os integrantes do coletivo nuvem nômade

IMG_3814.jpg

KROC

Leonardo Teodoro Silva / Kroc (1998), natural de Goiânia (GO), é artista visual, designer, artesão, músico e curioso, investiga os afetos entre as culturas e tradições ancestrais da Terra, suas manifestações de CURA através da música, arte e espiritualidade e como nós somos atravessados por esses conhecimentos na contemporaneidade. Atua na produção de esculturas, pinturas, ilustrações, fotografias, murais, oficinas e músicas . Atualmente reside em Pelotas/RS e é graduando em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Integra o coletivo artístico multimeio nuvem nômade, o espaço independente relva.cultural e a escola de desenvolvimento humano Yogarte

Áreas de interesse e atuação: música; arte intuitiva; cura; escultura; audiovisual; muralismo; yoga e ayurveda; ancestralidade; espiritualidade; agroecologia; antropologia; neurociência.

  • Branca Ícone Instagram
IMG_3779.jpg

LENHA

Helena (1996), natural de São Paulo/SP, é graduada em Engenharia Civil pela UFPel com Erasmus no Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade de Lisboa, tendo em sua trajetória um imenso interesse nas questões ambientais e na investigação de materiais e sistemas construtivos alternativos. Busca através de diversas linguagens e criações artísticas, como desenhos, gravuras, cerâmicas, encadernação e poesia, assim como na busca pela ancestralidade, encontrar inspirações para o Bem Viver. Fez parte do grupo de pesquisa Arte e Natureza: proliferações, integrante do Grupo de pesquisa Arte, Ecologia e Saúde (UFPel/CNPq), do EMAU João Bem UFPel - Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo,  do GIL - Grupo de Improvisação livre, do GAE - Grupo de Agroecologia da UFPel e do Grupo Encruzilhadas de Barro do Ateliê de cerâmica. Integra o coletivo nuvem nômade e o espaço independente relva.cultural.

Áreas de interesse e atuação: Engenharia civil; bioconstrução; geodésicas; saneamento ecológico; eficiência energética; telhado verde; bambu; taipa de pilão; agroecologia; povos indígenas; espiritualidade; gravura; desenho; cerâmica;  poesia.

site/redes: https://www.linkedin.com/in/helena-pelissari-terra/
https://lenalenha.wixsite.com/home 

  • Branca Ícone Instagram
IMG_3732.jpg

TOBIAS

Tobias (1996) é um artista que estuda arquitetura desde 2015 e em 2017 se torna graduando em Arquitetura e Urbanismo pela UFPel, investigando intersecções entre filosofia, arte, cidade, corpo e natureza na contemporaneidade e que busca através do coletivo e da transdisciplinaridade ferramentas para o autoconhecimento e para a transformação e emancipação social. Atua no espaço independente relva.cultural e desde 2019 junto ao coletivo artístico multimeio nuvem nômade , fazendo uso de diversas linguagens como desenho, escrita, pintura, vídeo-performance, dança, escultura, colagem, instalação e bio-construção. Integra o EMAU João Bem/ UFPel - Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo desde 2017 e o NAUrb - Núcleo de pesquisa em Arquitetura e Urbanismo – UFPel/CNPq.

Áreas de interesse e atuação: Arquitetura; biourbanismo; bioconstrução; agroecologia; permacultura;

  • Branca Ícone Instagram
IMG_3767.jpg

JAZZ

Jessica Porciuncula (1992) — artista visual e produtora cultural, graduada em Artes Visuais Bacharelado na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), mestranda no PPG em Artes Visuais UFPel, bolsista CAPES-DS. Residente de Pelotas e natural de São Luiz Gonzaga/RS. Ser em devir de estar — atualmente investiga questões relacionadas à expressão visual, poética e crítica, partindo das relações entre identidade e território, corpo e natureza, manipulando símbolos nacionais e pessoais em autorretratos, performances, audiovisuais, objetos e pinturas. Integrante dos grupos de pesquisa: Artefatos para leitura e construção do “pequeno território”, coordenação da Profª. Drª. Renata Requião. Atua nos coletivos artísticos nuvem nômade, molde e antessala e no espaço independente relva.cultural.

Áreas de interesse e atuação: Artes visuais contemporâneas; crítica de arte; curadoria; produção cultural; agroecologia; cinema e audiovisual; montagem e marcenaria;

Site/redes sociais: https://jessicaporciuncula.tumblr.com/curriculo

  • Branca Ícone Instagram
IMG_3752.jpg

MAU

Mauricio Ploenals (1988), natural de Pelotas, artista visual e produtor cultural atuante desde 2012, bacharel em Artes Visuais pela UFPEL (2017) e mestrando em Educação, Filosofia, Arte e Tecnologias pelo PPGEdu - IFSUL.

Sua trajetória se dá pela investigação sensível às ações do cotidiano e as condições sociais pré-estabelecidas que operam sobre o modo de vida na contemporaneidade. Nesse sentido seus projetos e proposições se estabelecem de maneira crítica dentro de um contexto social, ambiental e político, transitando entre diversas linguagens como o desenho, criação de objetos, vídeo, fotografia, performances, instalações e intervenções urbanas e na paisagem natural. Desde 2020 é gestor do espaço independente e colaborativo relva.cultural e desde 2021 é integrante do coletivo artístico multimeio nuvem nômade. É idealizador desde 2019 do projeto poético independente de arte comunitária viverdecidade, o qual através de intervenções e ações de educação ambiental busca alterar a configuração da paisagem urbana, e desde 2020 é dançarino na companhia de dança OutrosDance.

Áreas de interesse e atuação: urbanismo contemporâneo; artivismo; marcenaria intuitiva; culinária experimental; corpo; performance; dança contemporânea; agroecologia; anarquitetura.

 

Site/redes: http://cargocollective.com/mauricioploenals

  • Branca Ícone Instagram
IMG_3798.jpg

CAROLINE

Caroline Zalamena (1997) é Técnica em Agropecuária (2015) e graduanda do curso de Engenharia Agronômica na Universidade Federal de Pelotas - UFPel (2016). É integrante do Grupo de Agroecologia - GAE/UFPel (2017), integrante do coletivo artístico multimeio nuvem nômade (2021) e no espaço independente relva.cultural (2021). A agroecologia, a arte e a filosofia são as linhas que impulsionam o desejo de transformação, que nascem do questionamento sobre a forma como vivemos, habitamos, comunicamos, nos alimentamos e nos afetamos na contemporaneidade. Permitindo-se a partir da experimentação e numa perspectiva sistêmica, observar as relações, buscando afetações ativas e potencializadoras, que visam a multiplicidade e diferenciações contínuas.

Áreas de interesse e atuação: Agroecologia; permacultura; agrofloresta; agrosociobiodiversidade; sementes crioulas; agricultura Familiar; extensão; educação ambiental; economia-feminista-ecológica-política; filosofia da diferença; arte.

  • Branca Ícone Instagram
bottom of page